Em fevereiro e em setembro, tive a ocasião de dar algumas aulas de conversação à Lara, como apoio na preparação do seu estágio em Lisboa.
No começo das aulas, tínhamos uma conversação geral, para quebrar o gelo, ativar as cordas vocais e os ouvidos.
Repassamos alguns detalhes gramaticais, como preposições de lugar (em cima de, atrás de), pronomes possessivos, (teu, tua, dele, dela), alguns verbos, esses que eu gosto de "martelar" (poder, trazer, vir).
Simulamos situações da vida diária, como buscar um supermercado, onde está o ponto de ônibus (ou bus), a estação do trem, do comboio, ou mesmo, perguntar "que horas são, por favor?".
Fizemos uma entrevista de trabalho, com as perguntas gerais, típicas das entrevistas, e aquelas que tem o seu toque sutil, em que o candidato precisa manter a sua naturalidade e habilidade, e que por certo, a Lara respondeu muito bem.
Também fizemos leituras de artigos de revistas (por exemplo, a Veja) e livros, para treinar a linguagem, ouvimos e comentamos alguns vídeos, e estudamos algumas instruções do centro de apoio ao cliente de uma empresa de produtos eletrónicos.
As aulas foram agradáveis para mim, espero que para a minha primeira aluna também, além do mais, com a participação ativa e interesse em aprender, há uma satisfação imensa em ensinar!
Uma boa semana para todos!
Sem comentários:
Enviar um comentário