domingo, 28 de setembro de 2014

Primeira semana

Sábado: Viagem a Lisboa

A viagem foi muito longa e não se podem contar muitas coisas.


Domingo: Visita ao Jardim Zoológico

No domingo estivemos todo o dia no jardim zoológico, quando chegamos vimos uma apresentação com golfinhos


 e outra com aves em voo livre, depois fomos ver o jardim zoológico por nossa conta.





















 

Segunda feira: INETE

Na segunda-feira combinei com a professora Ana Baio e fomos pedir o cartão do metro. Visitamos a escola do INETE onde vou ter aulas de português e a primeira sede do teleperformance, na rua Alexandre Braga. 

Terceira feira: Passeio com a professora Cristina 

Com a professora Cristina visitei a praça do Rossio onde se queimavam os feiticeiros, etc...

No Rossio visitamos a igreja de São Domingos e a professora Cristina falou-me um pouco sobre a história da igreja e do teatro. 

Quarta feira: Teleperformance, Belém, Castelo de São Jorge 

Quarta-feira foi um dia agitado. Primeiro fomos a Belém e no caminho aproveitamos para ver a segunda sede do teleperformance na avenida do Infante Santo e continuamos até Belém. Quando chegamos, visitamos o Mosteiro dos Jerónimos, o Padrão dos Descobrimentos e a Torre de Belém.





















 Depois apanhamos o metro até à Expo e vimos as duas sedes do teleperformance.

 No final do dia, visitamos o castelo de São Jorge.

















 
 


 Quinta Feira: Descanso

Dia de descanso por causa da greve no metro. 

Sexta Feira: Sintra

Na sexta-feira apanhamos o comboio até Sintra. Gostei muito deste lugar. Visitamos o Castelo dos Mouros, o Palácio da Pena e a Quinta da Regaleira. 

Castelo dos mouros





Palácio da Pena




















 
Quinta da Regaleira





















Sábado: Andando por Lisboa

No sábado caminhei todo o dia. O único problema foi à noite porque todas as zonas residenciais parecem iguais e perdi-me, mas continuei a caminhar até encontrar uma zona conhecida. 

Domingo

Apenas escrevi no blogue.

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Aulas de português

Boa tarde,

Estive na semana passada a dar umas aulas básicas de português ao aluno do segundo ano de SMR.

Fizemos uma pequena revisão do vocabulário básico do português, como cumprimentar, localização, saúde e alimentação.

Além disso falamos sobre como comportar-se numa entrevista de emprego, questões básicas do entrevistador e neste caso as possíveis respostas do entrevistado, que era o Luís.

Também tivemos a ocasião de ver um video sobre a empresa onde o Luís vai fazer o estágio do programa Leonardo da Vinci, a Teleperformance em Lisboa. Ele gostou muito e achou a empresa bastante agradável.

Tenho certeza que vai adorar a cidade de  Lisboa e aproveitar a oportunidade de aprender bastante através da sua experiência profissional na Teleperformance.

Boa sorte :)


segunda-feira, 14 de julho de 2014

Ciclo Medio SMR

Quero partilhar neste blogue o vídeo que fizemos com várias atividades do curso profissional Sistemas Microinformáticos e Redes, entre elas o estágio em Lisboa (projeto Leonardo da Vinci) e projetos eTwinning.



 

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Despedida de Lisboa


Depois do Santo António, de desfrutar das bifanas e das sardinhas, depois da festa no Barrio Alto e na Alcântara voltamos à Santiago no domingo dia 15 de junho.

Queremos agradecer à escola INETE, tanto à sotora Ana como à sotora Cristina por estar todas as quintas feiras conosco. Também queremos agradecer aos colegas de trabalho por serem tão bons com nós e ao chefe Válter assim como ao Luís Martines.  

Com Cristina, no INETE


Já de volta no IES San Clemente

quarta-feira, 11 de junho de 2014

eBay

Hoje os nossos colegas do eBay trouxeram-nos uma fatia de bolo em agradecimento ao nosso trabalho nesta segunda-feira.


quinta-feira, 5 de junho de 2014

O rack do primeiro andar

A petição do nosso professor vamos mostrar-vos o rack que estivemos a instalar eu e o Pablo no primeiro andar da sede da Teleperformance Atlântico.

Como vocês podem observar ainda está por finalizar e falta ainda colocar bem os cabos de rede.
Nos primeiros dias Pablo instalou os cabos verdes do primeiro switch e parte do terceiro switch com cabos cinzentos, e eu instalei os cabos azuis do primeiro switch.

Na semana anterior levei um estagiário português comigo a instalar o segundo switch dos cabos verdes e a completar os cabos cinzentos do terceiro switch.

Esta semana completei o segundo switch dos cabos azuis enquanto o Pablo clonava nada mais e nada menos que trinta computadores para o primeiro andar. Fez um bom trabalho.

Bem, agora mostro-lhes o rack (mas lembro-lhes que ainda resta por colocar bem os cabos) e uma foto do plano do primeiro andar.

P.S. Os cabos que estão a pendurar são por causa duma modificação do site a última hora.





segunda-feira, 2 de junho de 2014

Aulas de Português no INETE

As aulas de Português começaram em Março, logo após a chegada do Enrique, Pablo e Javier. Nos primeiros dias, procurei explicar-lhes as principais variantes fonéticas entre o português e o castelhano e o galego, para facilitar a sua compreensão do discurso oral. Escrevemos também pequenos textos para conhecer a sua forma de escrever e para ajudá-los na produção de textos para o blog.

Visitámos alguns locais de interesse em Lisboa, para que os alunos se ambientassem à cidade, à língua e às tradições. Admiraram os jardins suspensos nas colinas de Lisboa, descerem até ao Rossio, provaram a famosa ginjinha, e descobriram a história da cidade no museu interactivo Lisbon Story Centre, que fica no Terreiro do Paço.

A partir de abril, iniciámos a preparação para a certificação do seu domínio do português, e fizemos várias provas de exame, as quais trabalham a competência da compreensão oral, da compreensão escrita, da produção escrita e também da expressão oral.

Temos trabalhado a expressão oral, pedindo aos alunos para fazerem o relato das suas experiências no estágio, ou das suas saídas em Lisboa. Procuramos fazer a ponte entre as três línguas (português, castelhano e galego) e entre as duas culturas.

A Professora de Português,
Cristina Basílio.
                         ​